distanciamento controlado

Apenas quatro regiões seguem em bandeira vermelha em mapa definitivo

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Arte: Governo do RS (Divulgação)

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, na tarde desta segunda-feira, o mapa definitivo desta semana no modelo de Distanciamento Controlado. Das 21 regiões, conforme divisão da estratégia, apenas quatro seguem em bandeira vermelha, que indica risco alto de transmissão do coronavírus: Cruz Alta, Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa. 

Santa Maria confirma 40ª morte por coronavírus

Duas delas - Santo Ângelo e Ijuí - já aderiram ao sistema de cogestão e adotam protocolos próprios, que são menos restritivos que a bandeira vermelha, mas não igual ou menor que a laranja. Já Santa Rosa encaminhou pedido e aguarda análise. 

Na última sexta-feira, o governo havia classificado de forma preliminar 10 regiões. Sete pedidos de reconsideração foram enviados ao Gabinete de Crise, e foram aceitos os de Taquara, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Canoas e Porto Alegre. 

As demais regiões, como a de Santa Maria, seguem na bandeira laranja. Desde o final de junho, esta rodada é a que tem o menor número de regiões em vermelha. 

CRUZ ALTA
De acordo com a análise de dados do governo, a região de Cruz Alta teve piora em três indicadores que abrangem dados específicos da região, além de piora em indicadores da macrorregião Missioneira, como aumento da velocidade de propagação e capacidade de atendimento, e por isso não teve reclassificação.

Dos 13 municípios que integram a região, nove podem adotar a Regra 0-0 (quando não há registro nem de óbito nem de hospitalização nos últimos 14 dias) e seguir protocolos da bandeira laranja: Boa Vista do Incra, Colorado, Jacuizinho, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tupanciretã

44 funcionários de frigorífico têm resultado positivo para a Covid-19 em Santa Maria

PROTOCOLOS E METODOLOGIAS ALTERADOS
Nesta segunda alguns pontos nas regras de arrendondamento e da trava de segurança do modelo foram alterados. Essas mudanças já foram consideradas no último cálculo. 

Arredondamento
Foi alterada a forma como a classificação final das regiões são definidas com base na média final e no arredondamento: 

  • O valor de 0,50, que representa a mesma distância entre as bandeiras amarela e laranja, passa a designar bandeira final amarela; (pelo modelo anterior, 0,50 representava classificação laranja.)
  • O valor de 1,50, que representa a mesma distância entre as bandeiras laranja e vermelha, passa a designar bandeira final laranja; (pelo modelo anterior, 1,50 representava classificação vermelha.)
  • O valor de 2,50, que representa a mesma distância entre as bandeiras vermelha e preta, passa a designar bandeira final vermelha; (pelo modelo anterior, 2,50 representava classificação preta.) 

Trava de segurança 

  • Elimina-se a trava para efetiva saída das regiões com avaliação de risco alta. Ou seja, para sair da bandeira vermelha ou preta, não serão mais necessárias duas semanas consecutivas em bandeira de menor avaliação de risco. 

Também foram definidos ajustes nos protocolos recomendados para as quatro bandeiras (amarela, laranja, vermelha e preta): 

Drive-in (espetáculos tipo cinema e shows):

  • Bandeira vermelha: vedado
  • Bandeira laranja: podem funcionar com 75% das vagas, com distanciamento adequado
  • Bandeira amarela: 100% das vagas e distanciamento.
  • Bandeiras laranja e amarela: o público deve permanecer dentro dos automóveis; a circulação de pessoas só está autorizada para ira aos sanitários, com uso de máscara e fila com distanciamento demarcado. 

Serviços de educação física (academias, centro de treinamento, estúdios e similares): 

  • Bandeira vermelha: 25% de trabalhadores e modo de operação presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (mínimo 16m² por pessoa)
  • Bandeira laranja: 50% de trabalhadores e modo de operação presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (mín. 10m² por pessoa)
  • Bandeira amarela: 60% de trabalhadores e modo de operação presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (mín. 6m² por pessoa)
  • Inclusão da Portaria SES 582/2020, que dispõe de medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos. 

Serviços de educação física em piscina (aberta ou fechada): 

  • Bandeira vermelha: vedado
  • Bandeira laranja: 50% de trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (1 pessoa por raia para natação e min. 10m² por pessoa para demais)
  • Bandeira amarela: 60% de trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (uma pessoa por raia para natação e min. 6m² por pessoa para demais). Fica permitida a prática de esportes coletivos com contato exclusivo para atletas profissionais
  • Inclusão da Portaria SES 582/2020, que dispõe de medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos. 

Clubes sociais, esportivos e similares: 

  • Bandeira vermelha: pode funcionar com 25% dos trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (min. 16m² por pessoa)
  • Bandeira laranja: 50% trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (min. 10m² por pessoa); fica permitida a prática de esportes coletivos com contato exclusivo para atletas profissionais
  • Bandeira amarela: 60% de trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (min. 6m² por pessoa); também também permite a prática de esportes coletivos com contato exclusivamente para atletas profissionais
  • Inclusão da Portaria SES 582/2020, que dispõe de medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos. 

Convenções partidárias

  • foram definidas regras (confira aqui) para os partidos que desejarem realizar convenções partidárias de forma presencial visando as eleições municipais de 2020, como uso obrigatório de máscara, etiqueta respiratória, higienização dos ambientes, ocupação dos assentos ou mesas deverá ser intercalada e com distanciamento social entre pessoas no local, independentemente se em local aberto ou fechado; entre outras. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comércio deve abrir uma hora mais cedo a partir de quarta Anterior

Comércio deve abrir uma hora mais cedo a partir de quarta

Próximo

Paradão da Rio Branco será reorganizado para diminuir aglomeração no embarque

Geral